Os Sertões em Canudos

Está confirmada a ida do espetáculo Os Sertões da Cia. de Teatro Oficina Uzyna Uzona para Canudos, de 28 de novembro a 2 de dezembro. A apresentação marca também o pedido mundial e ao Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) de reparação para o desmassacre deste tabu nacional.

Mais de 100 anos após a Guerra de Canudos, Zé Celso conclama a multidão brazyleira a se arregimentar como fazem as raízes de Canudos de Pito (tipo de vegetação abundante na caatinga que deu nome à cidade). É a hora de encontrar toda a nossa nacionalidade impressa em muitos anos e em muitas veias de vida.

Com o manifesto IÓ! Brasileiros!, Zé Celso lançou o desafio dessa temporada e uma grande mobilização nacional, através dos mais diversos setores de poder e dos mais diversos setores de nossa gente.

A junção dos nossos sentimentos, das nossas energias, ao lado de todos os canudenses, certamente será a verdadeira largada para o início dessa fundamental correção histórica, que o Brasil deve a cidade de Canudos.

Os grupos culturais encontrados por Zé no dia 27 de outubro, na II Conferência Estadual de Cultura da Bahia, estão convidados para este encontro nacional de várias descendências no enterno retorno de negros fugidos, índios, brancos…

Para este grande banquete ele também pede aos nossos representantes nos Poderes Constituídos, presentes e oferendas a Canudos.

A chegança
A cidade que hoje tem 14 mil habitantes ganhará mais 1.500 durante os cinco dias de apresentação, fora a equipe do Teatro Oficina que ao todo contabiliza 70 pessoas, que coloca o pé na estrada carregando cinco toneladas de cenário e objetos de cena e 2,5 mil figurinos. No palco estarão 47 atores, músicos, dançarinos e atores mirins do Movimento Bixigão, mais dois câmeras ao vivo, quatro contra-regras e, nos bastidores outros 17 profissionais entre iluminadores, sonoplastas, VJs, produtores, camareiras e pessoal de apoio.

As apresentações de Os Sertões só são possíveis devido ao patrocínio da Petrobrás, que também mantém a Companhia de Teatro Oficina Uzyna Uzona. O Teatro Oficina, depois de reconstruído em Salvador (no Museu do Ritmo), Recife (Cais do Porto) e no Rio de Janeiro no 8º riocenacontemporanea (Centro Cultural da Ação de Cidadania), Quixeramobim (Clube Recreativo), ganhará espaço no Estádio Municipal (de Futebol) de Canudos.

Desde a confirmação das apresentações, a produção tem se inspirado na operação do Marechal Machado Bittencourt na 4ª expedição do exército a Canudos. Para que Os Sertões aconteçam em Canudos será preciso uma infra-estrutura de batalhão. Procura junto ao Exercito estrutura de campings que completarão as poucas vagas existentes de hospedagem. Refeitórios coletivos que possam oferecer desde a comida regional (o bode) à comida natural.

Os Sertões em Canudos será transmitido ao vivo pela internet. A equipe das filmagens do DVD da peça (já em fase de finalização) também vai com suas Câmeras-Fluxo para Canudos para imagens exclusivas.

No total serão 25 horas de encenação, divididas em 5 dias de apresentação da obra completa. Um Ritual grego. Apoteose. Tragicomediaorgya. Energia vital. Celebração da vida e do corpo e da alma.

Do Trans-homem à Revolta
Antecedendo a Canudos, Os Sertões passa por Quixeramobim cidade natal de Antônio Maciel, o Conselheiro. De 14 a 18 de novembro, se concentrará n o coração do Ceará, gente de todo o sertão que virá em ônibus disponibilizados pela organização local. No dia 13, a população local e Cia Uzyna Uzona farão uma romaria pela cidade chamando o povo para o encontro na casa de Conselheiro onde haverá um banquete, explica Osvaldo Costa, do Movimento Antonio Conselheiro.

E a Cia. percorrerá então o caminho do Conselheiro: de Quixeramobim a Canudos para fazer Os Sertões pela luta contra o crime das nacionalidades, a favor do crescimento do Sertão Brasileiro.

É a consagração completa da incorporação de Theatro do livro de Euclides, que depois de duas décadas de sonho e seis anos de trabalho árduo da Cia. pode retornar ao epicentro do conflito com seus jogatores, atletores de Teatro de Extádio, que assim aprenderam ser na montagem de Os Sertões, a esparramar pelo Sertão, a partir de Canudos, as Oficinas de Florestas.

O real Desmassacre precisa da real inspiração de todos a Te – Atos. A apresentação de Os Sertões em Canudos vai além dos cinco dias. Será a lavra do compromisso por investimentos maciços na irrigação das águas paradas do açude de Cocorobó, abrindo artérias e mais artérias da água no corpo da Terra, e fazendo da cidade, um Vastíssimo Pomar Sem Donos. Que sejam cultivados sempre o bioma da caatinga, seus sítios históricos e arqueológicos.

Os Sertões
De 28 de novembro a 02 de dezembro em Canudos, Bahia
Qua. a dom., ao pôr-do-sol do Sertão (17h30)
Local: Estádio Municipal de Canudos