o CANAL DE PODCAST DO TEAT(R)O OFICINA

NO
AR
RÁDIO
UZONA

O CANAL DE PODCAST DO TEAT(R)O OFICINA

TEATRO NA PANDEMIA

Há seis décadas, o Oficina tem contracenado com multidões que assistem aos espetáculos da companhia em sua sede no Bixiga ou em outras cidades por onde o grupo passou ao longo de sua trajetória. E aqui agora, diante da atual epidemia Covid-19, surge o novo: Como fazer teatro sem o público atuador? Como não juntar uma aglomeração se é isso que o teatro faz? Como seguir com um trabalho coletivo como é o do Oficina?

TEATRO EM ÁUDIO

Aqui e agora, a companhia busca reinventar o rádio teatro, produzindo séries de podcasts durante a quarentena. De suas casas, atores gravam o texto, músicos gravam músicas e os ensaios acontecem por videoconferência, como um meio manter a atividade teatral. E, para iniciar essa nova ação, a companhia escolhe se reaproximar de um texto de Antonin Artaud que foi encenado originalmente como novela radiofônica, o podcast dos anos 1950. E, além de Pra dar um fim no juízo de deus, outras produções serão encenadas em formato áudio.

pra dar um fim no juízo de deus

Peça radiofônica de Antonin Artaud de 1948, que foi encenada entre 1996-98, dirigida por Zé Celso, no centenário do autor e re-encenada entre 2014-16.

sinopse

Em 60 minutos de enorme intensidade poética, “pra dar um FIM NO JUÍZO de deus”, de Antonin Artaud (1896-­1948), coloca em causa o “Juízo Final”. Denunciando certo número de bostas sociais, oficialmente reconhecidas e recomendadas, a montagem dirigida por Marcelo Drummond com os atuadores do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona exige a incorporação física do Verbo para instaurar o corpo sem órgãos e decretar o fim do juízo de deus. Assim, refaz nossa anatomia, livre dos automatismos que nos impedem de viver e que insistem em dar uma interpretação estanque ao Humano. O Teatro volta, então, a ser o lugar onde se operam as transmutações cirúrgicas para nos transformarmos no corpo a corpo de uma experiência viva.

ficha técnica

Tradução:
Zé Celso e companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona
 
Direção:
Marcelo Drummond
A partir da encenação de Zé Celso
 
Direção Musical / Trilha Sonora:
Felipe Botelho
 
Assistente:
Amanda Ferraresi
 
Atuações Sonoras:
Camila Mota, Cyro Morais, Isabela Mariotto, Roderick Himeros, Maitê Arouca, Marcelo Drummond, Pascoal da Conceição, Sylvia Prado, Victor Rosa, Zé Celso
 
Participação dos cantores:
Carina Iglecias, Kelly Campello e Zé Ed
 
Músicos:
Amanda Ferraresi, Felipe Botelho, Moita Mattos e Guilherme Santos
 
Edição de som:
Amanda Ferraresi e Felipe Botelho

Com músicas de Celso Sim, Felipe Botelho, Marcelo Pellegrini, Pepe Mata Machado, Zé Celso e companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona
 
Artes gráficas:
Igor Marotti
 
Assessoria de imprensa:
Brenda Amaral