Está encerrada a temporada paulistana das Dionisíacas 2010, depois de duas semanas de apresentações da quadra de peças “Taniko”:http://teatroficina.uol.com.br/plays/11, “Cacilda!!”:http://teatroficina.uol.com.br/plays/15, “Bacantes”:http://teatroficina.uol.com.br/plays/5 e “Banquete”:http://teatroficina.uol.com.br/plays/16, que teve a luxuosa presença de público numeroso e atento, participando ativamente das oito sessões.
Agora começam as *Dionisíacas em Viagem*, segunda etapa do projeto patrocinado pelo *Ministério da Cultura* através de convênio com o Teatro Oficina, o que vai permitir a presença da Companhia em sete capitais brasileiras realizando *Oficinas Uzynas Uzonas* e apresentações das peças.
A primeira cidade será *Brasília*, e o carro naval de Dionísio, com a trupe de 60 artistas vai aportar no planalto central do Brasil no dia *16 de maio*, convocando a presença desse público, e das cidades-satélite a participar das “oficinas”:http://teatroficina.uol.com.br/menus/45/posts/344 e dos espetáculos.
O Oficina esteve em Brasília no ano de 1973, realizando trabalhos de Teat-r-o na UnB, que foram de profunda importância para o desenvolvimento da linguagem do grupo nos anos seguintes. Esses trabalhos, de improvisações corais em silêncio, depois resultaram na dramaturgia da peça Gracias Senhor e no desenvolvimento da arte do te-ato.
A tenda Teatro Estádio, com capacidade para receber até *2060 pessoas* por sessão, já está sendo erguida na Esplanada dos Ministérios, em terreno junto à rodoviária, protegido pelo instituto do patrimônio nacional, que concedeu ao Oficina a autorização.
“Respondendo à solicitação protocolada sob n°.01551.000313/2010, informo que está autorizada a ocupação do primeiro quadrante completo do gramado da Esplanada dos Ministérios, imediatamente após o quadrante adjacente à Rodoviária, para realização da temporada do Teatro Oficina, entre os dias 16 de maio e 01 de junho, sendo que a montagem e a desmontagem das estruturas do evento deverão ocorrer entre os dias 06 de maio e 07 de junho.
Esta autorização se deve ao reconhecimento do Teatro Oficina como um dos principais pólos irradiadores da cultura brasileira, bem como a sua instigante exploração das linguagens teatrais que envolvem a participação popular direta.”
As sessões da quadra de peças serão nos dias *27, 28, 29 e 30 de maio* e a entrada será 1kg de alimento não perecível. As “oficinas”:http://teatroficina.uol.com.br/menus/45/posts/344 acontecerão de *17 a 25 de maio*.
Em junho e julho as Dionisíacas vão a *Salvador* e *Recife*. Em julho e agosto o carro naval segue o curso dos rios no norte do país e chega a *Belém* e *Manaus* e em outubro e novembro a fase final do Festival será em *Belo Horizonte*, *Ihotim*, e no *Rio de Janeiro*. Em dezembro o encerramento das apresentações será em São Paulo, na sede do Oficina à Rua Jaceguai, mas de preferência da Companhia, ocupando os terrenos vazios ao redor do teatro dando início à conquista do Anhangabaú da Feliz Cidade.
Fotos das encenações realizadas em São Paulo entre os meses de abril e maio podem ser vistas em álbuns na “galeria de fotos do site”:http://teatroficina.uol.com.br/galeria_de_fotos.