Teat(r)o Oficina estreia ACORDES no dia 08/11.

*TEATRO OFICINA ESTREIA ACORDES E CONVOCA PÚBLICO ATUADOR PARA CORO DE MULTIDÃO*

Patrocinado pela Petrobras, novo rito dirigido por Zé Celso traz Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona e Universidade Antropófaga em temporada popular na capital paulista a partir de 9/11, com pré-estreia no dia 8/11 para convidados.

Depois de quase três décadas de deglutição e inspiração, a Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona estreia no dia 8 de novembro *ACORDES*, sua versão sampleada, antropófaga e TragiComicOrgyástica da “ópera de sacação” de Bertolt Brecht e Paul Hindemith Das Badener Lehrstück Vom Einverständnis, de 1929. O novo musical dirigido por José Celso Martinez Corrêa (e com codireção de Catherine Hirsh, Marcelo Drummond e Camila Mota) fará uma pré-estreia para convidados no dia 08 de novembro de 2012, iniciando no dia seguinte a temporada popular que segue até 23 de dezembro, sempre às sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h. A montagem tem patrocínio da Petrobras, que é parceira do grupo desde 2004, e tem apoio do Itaú Cultural.

Acorde 1 ( Do fr. Accord) S. M 1. Cântico verso ou poesia, especialmente lírica. 2. Música. Complexo sonoro resultante da emissão simultânea de três ou mais de frequência diferente. Cf. (nesta acep.) agregação e agregado sonoro. (*)
(*) Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Hollanda.

Um
Avião
Cai
Do céu. Os quatro aviadores acidentados pedem ajuda ao Coro da Terra. O Coro da Multidão (formado pelo público) decidirá se os socorrerá ou não com um travesseiro e um copo d´água. Através de várias “sacações”, a Multidão e o Coro da Terra recusam a ajuda, rasgam o travesseiro e jogam a água fora. Tomam o avião e propõem ao aviador e a seus mecânicos a construção de outro voo. A prova dos nove vem com um exame em que todos decidem se participam ou não do acordo. O piloto não topa e sai de cena. Os mecânicos acordam e o casulo do novo avião, construído pelo Coro da Terra e pela Multidão, atravessa a pista do Oficina, agora rua Lina Bardi, e abre-se para o terreno do entorno do Teat(r)o, rumo ao Totem dos destroços do Bixiga, buscando contatos do Infinito Grau. Com o público e todos os terrenos presentes, o novo avião sobe. Todos gozam. Largam. E tocam em frente.

“Não conta com Ajuda / Em vez de reclamar Ajuda / Abole a Violência / Ajuda e Violência formam um Todo / E é esse Todo / Que é preciso revirar”. Bertolt Brecht.

É do público o protagonismo em *ACORDES*. Interpretando a personagem de “Multidão”, todos irão experimentar diante dos dilemas da crise mundial o “Sim” da ajuda, para que tudo continue como está, e o “Não” da Recusa da Ajuda, que é um “Sim” para outra atitude diante da transformação, além do drama e da sopa assistencialista. Para isso, o público poderá conferir (em breve) aqui no site, antes de ir ao teatro, as letras e músicas do “e-learn” que o guiará durante a viagem.